O Brasil é o mais ansioso do mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Segundo um estudo divulgado este ano pela OMS, mais de 18 milhões de brasileiros convivem com esse transtorno (9,3% da população). Este problema tem efeitos na vida pessoal e também na perfomance profissional. 

Há muitas soluções para diminuir este número assustador. Problemas como distúrbio de ansiedade e depressão podem ser solucionados com técnicas de mindfulness e meditação. É o que explica Eduardo Farah, consultor em gestão, relacionamento e desenvolvimento humano. “Quando você não se identifica com o pensamento e olha pra ele como observador, a dimensão do problema diminui”, destaca.

Edu, que também é professor da FGV e bacharel em Direito pela USP, trabalha com este assunto há mais de 25 anos, por meio de abordagens inovadoras. As suas técnicas transformadoras envolvem a Mindfulness e meditação, além de um estudo aprofundado sobre autoconhecimento. A partir disto, Edu fala sobre a importância de se manter presente, conectado consigo mesmo e com aquilo que está fazendo. “Ser multitarefa é um mito que desemboca em falta de qualidade e no retrabalho da tarefa”.

Como o silêncio e a auto-observação podem ajudar?

No próximo dia 23, Eduardo Farah ministrará o workshop “Silêncio e auto-observação para melhorar o desempenho profissional”, dentro da agenda de eventos abertos da Cosy. O professor explica que criar o hábito de exercitar a atenção plena àquilo que se propõe a fazer tem o poder de, inclusive, aumentar o tamanho do córtex pré-frontal, área do cérebro responsável por diversas funções, tais quais empatia, insights, capacidade de comunicação e equilíbrio emocional.

Edu explica que não é algo tão difícil quanto parece. É necessário começar a se observar com mais cuidado e atenção, e deixar de se identificar com alguns hábitos, como o de pensar compulsivamente sobre as coisas. Dessa forma, o indivíduo se torna capaz de desenvolver o silêncio interno, que culmina na auto-observação investigativa e, consequentemente, em autoconhecimento.

O professor também afirma que este é um exercício prioritário para ser feito dentro de empresas, uma vez que a inteligência emocional influencia no modo como as pessoas agem tanto na vida privada quanto na vida profissional. “Aquietar internamente te permite estar mais próximo do outro e perceber claramente a realidade. Com isso, ganhamos qualidade de vida, qualidade nos relacionamentos e longevidade”, frisa.

Por fim, ele nos deixa uma provocação: “E você, está pronto para sair do piloto automático”? 


Como participar:
Venha responder à pergunta de Edu Farah no workshop “Silêncio e auto-observação para melhorar o desempenho profissional”, na Cosy.
Data: 23 de agosto
Horário: das 8h30 às 11 horas
Inscrições: clique aqui

plugins premium WordPress