As leis biográficas fazem parte de um conceito antroposófico que separa a vida dos indivíduos em ciclos de sete anos (os setênios), cada qual com seu propósito. Porém, esse conceito também pode ser aplicado para analisar os períodos da história de uma organização empresarial.

“Enquanto a biografia humana é regida por uma matriz setenial, a organização – como ser vivo e um coletivo de pessoas – passa por fases, mas que podem levar mais ou menos tempo para acontecer”, destaca a consultora de desenvolvimento pessoal, Zilda Barbosa de Andrade. “Geralmente, são ciclos muito particulares, ou seja, cada organização terá um ritmo próprio”, acrescenta.

Em dezembro, a Cosy completará sete anos e conversamos com Zilda sobre esse ciclo tão simbólico. Confira o bate-papo abaixo:

Cosy – Existe alguma diferença entre o estudo sobre os setênios de pessoas e de organizações?
Zilda Barbosa de Andrade – Sim, existe. Enquanto a biografia humana é regida por uma matriz setenial, a organização – como ser vivo e um coletivo de pessoas – passa por fases, mas que podem levar mais ou menos tempo para acontecer. Geralmente, são ciclos muito particulares, ou seja, cada organização terá um ritmo próprio. Além disso, em geral, a passagem de uma fase para outra é precedida de crises. As fases são: pioneira, diferenciada, integrada e associativa.

Qual o período que a Cosy se insere agora, dentro da perspectiva antroposófica, ao completar sete anos?
A visão arquetípica é uma importante ferramenta de diagnóstico ou de intervenção, ou seja, consultores organizacionais e líderes da organização, conhecendo as seis dimensões que a compõem (identidade, relações internas, relações externas, processos/sistemas, recursos financeiros e  recursos físicos), conseguem entender em que fase ela está. Pode parecer um paradoxo, mas algumas organizações podem estar, mesmo com sete anos da fundação, por exemplo, na fase pioneira no nível dos recursos, na fase diferenciada em processos, na fase integrada em relações e na fase integrativa na identidade, ou qualquer outra combinação só “entendida” quando a biografia da organização é estudada sob essas lentes.

Como as organizações e empresas podem desfrutar da melhor forma o estudo sobre os setênios?
As organizações que entendem os ciclos de desenvolvimento humano por setênios, se beneficiam de uma visão sistêmica pois toda pessoa vive peculiaridades de sua fase biográfica. Podem, por exemplo, entender que é positivo ter em sua composição uma diversidade em termos de faixa etária (um diagnóstico simples identifica se existem muitas pessoas na faixa dos vinte ou 30 anos de idade, sendo recomendável ter indivíduos mais seniores – de 40, 50 anos). Ideal, também, a organização saber, via diagnóstico, em que fase ela está (pioneira, integrada, etc.) para planejar ações pertinentes.

Em seu primeiro setênio, o que é possível para uma empresa adquirir, em termos de identidade e experiência de mercado?
Geralmente, nos anos iniciais de sua biografia, uma organização apresenta:
– estrutura simples, flexível e de poucos níveis;
– estilo de liderança pessoal muitas vezes “ditada” pelo pioneiro, ou seja, pelo fundador;
– atmosfera familiar com alta motivação;
– alta dose de improvisação
– processo de decisão intuitivo; dentre outras características.

O que devemos considerar para afirmar que uma empresa passou pelo primeiro setênio de forma bem sucedida?
Quando a organização consegue superar as crises, tão necessárias, e aprende com elas implementando ações corretivas em todos as seis dimensões.

Considerando-se os conceitos antroposóficos, o que vem pela frente para uma empresa que completa sete anos? Quais são os desafios que se apresentam para o próximo ciclo?
A cada fase do desenvolvimento organizacional, os desafios são diferentes e cada vez mais complexos. Entender em que fase a organização se encontra, ajuda e muito o planejamento estratégico do que vem adiante. Como cada organização é única – assim como cada ser humano o é também – exige a definição de metas pertinentes para cada fase.

Deixe uma mensagem para celebrar este momento da Cosy:
Parabéns, Cosy, por completar sete anos de vida! Siga adiante fazendo o que é bom para seus colaboradores, para seus clientes e para a sociedade. Que continue a ser bem sucedido o cumprimento de sua missão organizacional.

plugins premium WordPress