Ignorar a presença e importância das redes sociais pode fazer com que suas ações e campanhas não tenham o alcance e impacto necessário para superar as expectativas e conseguir bons resultados. Com publicações em tempo real, check-ins e hashtags personalizadas, é possível estimular o engajamento dos participantes e garantir uma experiência única com eles.

Pensando nisso, uma das redes sociais mais importantes para divulgar eventos corporativos é o Instagram, com seu foco em imagens e vídeos, que tornam a interação mais criativa e dinâmica. Separamos abaixo algumas dicas de como utilizar o Instagram:

1. Foque no cenário e espaço de seu evento

Ao escolher uma locação inspiradora, os participantes de seu evento terão o incentivo de registrarem o momento em suas redes sociais. Composições feitas com a mobília, peças decorativas e outros componentes do espaço, possibilitação que você ofereça uma série de opções para fotos e publicações.

2. Crie uma hashtag (#) para o seu evento e a divulgue

Para que seu evento possa ser encontrado e identificado no Instagram, é importante criar uma hashtag que contenha o nome do evento ou da empresa, ou algum tema similar (Ex: #EventoCosy). É sempre importante pensar nisso com cuidado para que não haja a chance da hashtag já ser utilizada por outra empresa ou usuário.

Feito isso, é importante divulgar a hashtag nos espaços de seu evento, e em todas as publicações de divulgação do mesmo, o que pode ser feito antes, durante e após seu acontecimento, reforçando seu uso.

3. Compartilhe as fotos dos participantes

Mais do que registrar o momento, os usuários também se sentirão motivados a se engajarem mais com a empresa se suas fotos tiverem sido notadas por ela e divulgadas em suas redes. Por isso, é importante selecionar as melhores fotos tiradas pelos participantes e, após sua aprovação, postá-las nas redes corporativas da empresa ou do espaço, sempre usando a hashtag e dando créditos ao autor.

4. Lembre-se: cada rede é única

No momento da divulgação de seu evento, é importante usar diversos tipos de canais para falar com seu público, mas lembre-se que cada um deles possui formatos, públicos e linguagens únicas. Por isso, procure não usar os mesmos conteúdos no Facebook, Instagram e LinkedIn, pois muitos deles podem não se adequar aos padrões esperados pelos usuários. Lembre-se de que o foco do Instagram são as fotos e vídeos, então conteúdos com muito texto, que funcionam no Facebook e LinkedIn, por exemplo, não são adequados.

5. Use Stories

O Instagram Stories é uma ferramenta que vêm crescendo exponencialmente nos últimos meses, e seu uso por empresas e marcas é cada vez mais frequente. No momento de um evento, fazer um tipo de registro ao vivo ou transmissão em tempo real pode ser um bom caminho para incentivar o engajamento com os participantes e interagir com os demais usuários da rede. Além disso, também podem ser compartilhadas fotos de bastidores e do processo de montagem do evento, caso seja adequado.

As redes sociais são uma importante ferramenta de divulgação, por isso é importante utilizá-las para seu evento corporativo, sempre alinhado com o planejamento e temáticas abordadas por ele. Esperamos que as dicas deste post te auxiliem e façam com que seu evento seja um sucesso!