Com a chegada do final de ano as empresas se organizam para celebrar os resultados com as equipes, dando início aos períodos de recesso para Natal e Ano Novo. As famosas confraternizações são esperadas por muitos, mas podem gerar preocupações em algumas pessoas. Isso porque, é preciso ter cuidado com o comportamento nestes eventos para que não se transmita uma imagem que não seja adequada ou ultrapasse de alguma maneira o que espera no ambiente profissional, mesmo em se tratando de um momento de comemoração. 

Assim, separamos algumas dicas de etiqueta para que todos possam aproveitar as festas de fim de ano da melhor maneira possível. Confira a seguir alguns erros que podem ser cometidos nesta ocasião e que podem causar constrangimento para si e para os outros:

  1. Não aparecer

Mesmo que você não seja um entusiasta de festas é importante marcar presença nestes eventos. A menos que haja um contratempo ou outro compromisso inadiável, a sua ausência será notada tanto pelos colegas quanto pelos chefes e pode pegar mal.  

  1. Usar roupas inadequadas

É importante entender que, por mais que seja uma confraternização, ainda sim é um evento de trabalho. Por isso, se a sua empresa exigir roupas formais no dia a dia é inteligente que você se mantenha nestes padrões para a comemoração. Já se for uma empresa mais descolada, não tenha regras mais exigentes em se tratando de vestuário, a lógica se mantém para as festas. O importante é não sair drasticamente do mindset empresarial. 

  1. Levar uma companheira(o) sem autorização da empresa

É comum que estes tipos de eventos abram espaço para que você leve um acompanhante. Porém,  é essencial confirmar com antecedência e alinhar as expectativas da pessoa sobre a festa. Isso evita situações desagradáveis com a equipe!

  1. Beber além da conta

É evidente que você poderá consumir quaisquer tipos de bebidas que serão servidas na festa. O importante é manter a compostura  e não perder o controle das coisas. Afinal, como citado previamente, continua sendo um espaço empresarial, de trabalho. 

  1. Deixar de se alimentar 

Não se esqueça de comer, principalmente se for consumir bebidas alcoólicas. Além de ajudar a manter a sobriedade, não provar nada do que for oferecido na festa será indelicado.

  1. Ser antissocial ou entediado

Mesmo que você tenha se sentido obrigado a ir ao evento, seja agradável com as pessoas, tente conversar um pouco e aproveitar a oportunidade para conhecer melhor seus colegas de trabalho. Não é preciso ficar muito tempo na festa, mas o tempo que estiver lá, tente não ficar sentado, de cara fechada e mexendo em redes sociais sem conversar com ninguém. 

  1. Fofocar

Num outro espectro, se você já for bem enturmado com as pessoas com quem trabalha, procure evitar ao máximo ficar falando mal de outros colegas ou até mesmo de seu chefe. Lembre-se, este não é o lugar para isto! Busque ter conversas positivas e divertidas, que não deixem o ambiente com uma carga de energia pesada. 

  1. Flertar e dar amassos 

Estes eventos definitivamente não são o espaço para paqueras, flertes e beijos. Lembre-se que o ambiente pode ser descontraído, mas ainda faz parte do seu trabalho diário. Além de algumas empresas serem contrárias à política de dois funcionários se relacionarem, você pode soar indelicado, grosseiro e até passar a linha do flerte com o assédio em alguma tentativa mais brusca. Fique na sua e divirta-se com seus colegas. 

  1. Postar fotos ou comentários inadequados

É bom evitar fotos virando shots de tequila ou com comentários maldosos sobre a roupa e postura de outras pessoas da empresa. Isto não vai pegar bem nem para você, nem para imagem da companhia em que trabalha.

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