2020 começou oficialmente nesta segunda-feira (6) e, após as celebrações da virada, agora é a hora de voltar à rotina, e ao trabalho. Para que o novo ano seja mais produtivo é fundamental organizar-se e realizar um planejamento completo, algo que vale tanto na esfera pessoal quanto na profissional.

Planejar é prever com antecedência os obstáculos e como superá-los,  assim como as possíveis necessidades, e também determinar metas e os caminhos para chegar à elas. Algumas etapas são essenciais neste mapeamento:

1 – Faça um balanço sobre o período que passou: aqui a dica é se questionar. Quais foram suas metas? Elas foram alcançadas? O que você precisa mudar ou melhorar?  Responder a estas questões lançará a base para o seu projeto futuro.

2 – Defina suas novas metas: nesse passo você precisará refletir sobre o que deseja. Com isso, é necessário ter clareza sobre quais são seus objetivos reais e a possibilidade de alcançá-los. Conversar com toda a equipe é importante para ter as expectativas alinhadas!

Uma metodologia famosa, e que pode ajudar ao definir um plano de ação, é a chamada 5W2H. Ela é um checklist de atividades, que busca responder sete perguntas:

Os 5Ws:

  • What/O que será feito?
  • Why/Por que será feito?
  • Where/Onde será feito?
  • When/Quando será feito?
  • Who/Por quem será feito?

E os 2Hs:

  • How/Como será feito?
  • How much/Quanto vai custar?

3 – Organize suas finanças: o cumprimento das metas determinadas dependerá do orçamento disponível para isso. Verifique se alguma conta ficou atrasada e precisa ser financiada, ou se precisará de algum empréstimo. Pense se apertar os cintos e evitar gastos desnecessários pode ser a solução.

4 – Estabeleça prioridades com base nas metas definidas: liste o que será mais importante e siga uma ordem de prioridades nas tarefas.

5 – Delegue tarefas: contar com a participação dos membros da sua equipe será fundamental e necessário para alcançar seus objetivos. Não tenha medo de delegar! Confie na sua equipe e reconheça as conquistas diárias.

Com esses cinco passos você já pode arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa! Esperamos que seu ano seja produtivo e resulte em muito sucesso.

plugins premium WordPress