Um dos pontos que demanda mais atenção no cenário corporativo é a gestão das equipes. Reconhecer os esforços dos seus colaboradores, fazendo com que se sintam valorizados, possibilita melhores resultados. Além disso, times motivados contribuem também para a divulgação de sua empresa entre outros profissionais.

Um bom caminho para trabalhar na gestão de pessoas é se inspirar em casos de sucesso, muitos deles retratados no cinema. Por isso, separamos quatro filmes que reúnem lições profissionais importantes e valiosas para todo gestor aproveitar! 

Moneyball – O homem que mudou o jogo (2012)

Embora seja focado no mundo esportivo, muito explorado em diversos outros filmes, Moneyball – o homem que mudou o jogo desvia o foco da modalidade em si – o baseball – e o coloca no treinador Billy Beane (Brad Pitt), ensinando lições sobre administração de recursos, sinergia e inovação.

O filme, baseado em fatos reais, conta a história do gerente de um time de baseball com escassos recursos financeiros, o Oakland Athletics, o que faz com que ele precise desenvolver um sistema de estatísticas sofisticado para aproveitar de maneira mais eficiente a equipe que tem à disposição.. Com isso, ele consegue avaliar a melhor característica de cada jogador, atraindo também atletas rejeitados por outros clubes, mas que colaboram para montar um time de alta performance. 

 

O diabo veste Prada (2006)

Estrelado por Meryl Streep e Anne Hathaway, o filme acompanha o dia a dia de uma jovem contratada pela maior revista de moda de Nova York, apresentando a realidade das empresas que possuem chefes e ambientes de trabalho abusivos, um problema enfrentado por muitos profissionais.

Um ambiente de trabalho tóxico pode afetar muito o trabalho de diversos profissionais e equipes. Por isso, o filme é um ótimo exemplo dos impactos que isso pode ter. Acreditar que sua empresa é a melhor nem sempre é o melhor caminho e nem sempre é verdade, por isso é importante saber a opinião dos colaboradores.

O Diabo Veste Prada retrata pontos como competitividade e excesso de trabalho, e mostra como eles podem afetar no engajamento dos colaboradores com a empresa, desgastando a equipe e desmotivando-a diariamente.

 

Obrigado por fumar (2006)

Obrigado Por Fumar conta a história de Nick Naylor, porta-voz de uma grande empresa de tabaco, e acompanha sua luta diária para mantê-la de pé diante dos vigilantes da saúde. Embora seja um tema considerado polêmico, o filme possui diversas lições para os gestores e também para os profissionais que buscam melhorar seus discursos de vendas.

Um ponto que merece destaque no filme é o fato de Nick saber como “vestir a camisa” da empresa, se dedicando integralmente para defender os valores e a cultura da organização diante do mercado, mostrando que a argumentação é uma das melhores ferramentas para convencer os clientes de que a sua empresa tem o melhor produto.

Além disso, o filme também ilustra o dever da organização em transmitir a real importância e o impacto que os gestores podem ter sobre seus colaboradores, passando sua missão, visão e valores para engajar todos nos rumos que a empresa quer para atingir seus objetivos.

Os Estagiários (2013)

Nessa divertida comédia, Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) mostram que não existe uma idade certa para se começar em uma nova carreira, já que ambos são adultos e vendedores desempregados que decidem disputar, com vários jovens, uma colocação no Google.   

Por ser uma comédia, o filme é leve e divertido, mas aborda assuntos sérios para qualquer gestor: o processo seletivo e a gestão de pessoas. Além disso, também é colocado em evidência o valor dos estagiários para uma empresa, mostrando que, independentemente da idade, todos têm algo para colaborar.

Existem muitos outros filmes que podem ajudar os gestores e profissionais a melhorarem suas práticas diárias, mas esperamos que os destacados neste texto lhe auxiliem a alcançar melhores resultados para sua empresa e equipe. Agora é só preparar a pipoca e começar a assistir!

 

plugins premium WordPress