Se você já passou pela Casa Mirante ou já organizou eventos por lá, pode ser que você tenha se impressionado com o imóvel em si, se perguntando várias coisas: era uma casa mesmo? Quem construiu? Quem morava em um imóvel tão grande? Quando ele foi construído? Como a Cosy chegou nele? Por que o nome Casa Mirante? O que ainda é original no imóvel?

Em geral são essas as perguntas que respondemos diariamente. Nós sempre soubemos o quanto a Casa Mirante mexe com o imaginário e com a curiosidade de quem passa por aqui. Então resolvemos fazer com que a própria casa nos ajudasse a responder. Como? Criando um grande mural logo na entrada contando tudo isso pra você. Além de útil, ficou lindo!

Segue o texto na íntegra do mural que fizemos. Ah, e vale a pena conhecê-lo pessoalmente, viu? E se você quiser saber ainda mais, escreva para a gente no [email protected]

O terreno e seu entorno

“Colina Verde” é um dos significados da palavra Morumbi na língua tupi. No passado, antes da expansão urbana da região, o terreno onde a casa está construída, localizado no ponto mais alto do bairro, era um mirante e um local de encontro dos paulistanos para observar a deslumbrante vista.

Nas proximidades, vários imóveis foram tombados pela Secretaria de Cultura. Dentre eles, três marcos arquitetônicos da cidade: a Casa da Fazenda e a Capela do Morumbi, erguidas no início do século XIX, e a Casa de Vidro, em meados do século XX, planejada pela arquiteta Lina Bo Bardi e considerada uma das primeiras construções modernas da região.

A casa

Na década de 80, o empresário italiano Nicola D’Ipollito, proprietário de outros imóveis no quarteirão, construiu aqui uma de suas residências. Ele imprimiu elementos marcantes em todos os seus projetos:  espaços amplos, paredes espessas, pé direito alto, utilização de madeira nobre e muitas lareiras.

A ousada obra de engenharia exigiu a construção de um muro de arrimo de 15 metros na parte inferior do terreno de 2.900 m². A arquitetura muito bem planejada permitiu que todos os cômodos tivessem vista para o horizonte da cidade.

Com área construída de 1.400m², o imóvel deixou definitivamente de ser residência no ano 2000, quando ganhou novas funções e passou a ser alugado por empresas. Uma dessas locações foi para o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo.

A Cosy e a Casa Mirante

No ano de 2013 o imóvel foi escolhido para que a Cosy pudesse expandir suas atividades no ramo de eventos corporativos. Seus atributos arquitetônicos, a abundância de luz natural e lindas áreas verdes foram decisivos para sua escolha. Ele foi imediatamente batizado de “Casa Mirante”, em função de sua privilegiada localização.

Desde então a Casa Mirante tem passado por amplas reformas e adequações acústicas, técnicas, de segurança e de tecnologia. Com isso, selou seu destino como um imóvel comercial sofisticado, sem deixar de ser acolhedor.

Em 2021 a Casa Mirante passou a receber também eventos sociais, que se beneficiam da combinação única entre arquitetura, natureza e beleza urbana.

Renovação constante

A casa onde habitava apenas uma família recebe atualmente mais de 15 mil pessoas por ano e está em constante renovação para atender às mudanças de demandas de seus clientes, em um mundo que não para de se transformar.

Cada vez mais a Cosy, como filosofia corporativa refletida em seus espaços, se norteia por valores como diversidade, sustentabilidade e valorização da arte brasileira.

Sua presença é muito bem-vinda à Casa Mirante e à Cosy. Que você tenha uma ótima experiência conosco!

 

plugins premium WordPress