Ultimamente existe um termo que está super em alta: mindfulness. Você já ouviu falar? Sabe o que significa?
Mindfulness por ser traduzido como “atenção plena”, que nada mais é do que uma forma de estar completamente presente em determinada situação: corpo e mente.
Temos muitas fontes de distração, seja no ambiente de trabalho ou em outras situações do dia a dia. Quantas vezes não sentimos que estamos apenas “de corpo presente” em algum lugar e nossa mente está longe, dispersa em pensamentos e preocupações aleatórias? Isso faz com que nossa energia seja desperdiçada, pois perdemos tempo em momentos que poderiam ser muito melhor aproveitados.
Apesar de ter sua origem na meditação budista, atualmente as práticas de atenção plena não têm nenhuma relação com religiões e têm atraído milhares de interessados das mais diversas áreas de atuação profissional.

Aproveitamos para dar algumas dicas de como trazer esse novo conceito para sua vida e como começar:

O treinamento e aprendizado dessa forma de atenção, geralmente se dá através de técnicas de meditação e de outros exercícios afins, permitindo ao indivíduo uma maior tomada de consciência de seus processos mentais e de suas ações.
Observar a respiração, como o ar entra, circula e sai do seu corpo.
Ao longo do dia, perceba como sua respiração se altera ou se mantém. O encontro com a própria respiração é também um encontro com si mesma.
Perceba o próprio corpo ao comer e andar: como você coloca os alimentos na boca, mastiga, engole.
Enquanto você anda, muitas coisas acontecem no seu corpo. Repare na sua postura, nos seus joelhos, braços, em como tudo está funcionando no seu ato de andar, correr, ficar sentada ou em pé.
Provavelmente você vai se preocupar em ter foco em uma apresentação de trabalho, ao atravessar uma rua ou manejar uma panela quente. Mas por quê não prestar atenção ao amarrar os sapatos, escovar os dentes, pisar na grama? Todas as suas atitudes merecem sua presença mental.
Muitas vezes mal terminamos de ouvir alguém concluir uma frase e já concordamos, discordamos ou temos algo a acrescentar. Exercite só ouvir, palavra por palavra, sem apertar fast forward. O mesmo para dizer: por quê omitir ou exagerar, quando é possível simplesmente falar o que precisa ser falado?
Desligue o piloto automático e lembre-se que está em volta de pessoas, cada uma delas com um estado de espírito e humor. Estar sensível ao que te circunda é inteligência. Contextos mudam, e você deve percebê-los para se adequar a eles (em volume de voz, postura, tom, etc).
Fazer pequenas pausas é essencial. Elas são necessárias, principalmente depois de momentos importantes. Encaixar um compromisso direto no outro, sem um mínimo de intervalo, é pedir para a cabeça se embaralhar. Separe um tempo para digerir acontecimentos e conversas, planejar próximos passos e refletir.
Com essas técnicas, você vai trazer o foco total para suas atividades e seu dia vai render muito mais!

plugins premium WordPress