contato@cosy.net.br
11 99453.6593 11 4323.4218 / 11 2613.0615

Comida de verdade: você conhece?

Você já ouviu falar em expressões e definições como “comida de verdade, alimentos ultraprocessados, alimentos industrializados? Sabe o que são e qual a diferença entre eles?

Nos últimos anos estamos acompanhando uma intensa busca por alimentos orgânicos ou alimentos com menores quantidades de produtos químicos adicionados em suas composições. A procura se intensificou mais por uma questão de preocupação com uma alimentação mais saudável do que por uma simples questão de dieta associada a emagrecimento.

Boa parte dos alimentos que consumimos atualmente passa por algum tipo de processamento – a definição de processamento é dada pelo conjunto de métodos que tornem os alimentos comestíveis, garantam a segurança alimentar e conservem os alimentos por um determinado período.

Cuidar da sua alimentação e de todos da sua família significa também entender que tipo de comida é mais saudável para o seu objetivo.
Saiba quais são os principais produtos alimentícios que temos à nossa disposição atualmente:

Ultraprocessados: Alimentos ultraprocessados – alimentos que passaram por técnicas e processamentos com alta quantidade de sal, açúcar, gorduras, realçadores de sabor e texturizantes. São exemplos os produtos congelados como lasanhas, pizzas, empanados prontos, bolachas, salgadinhos.

Processados: Alimento processado, ou alimento industrializado, é o alimento que é comercialmente preparado (muitas vezes através de processamento) para otimizar a facilidade de consumo. Tal alimento é normalmente pronto para comer, sem qualquer preparação adicional. São exemplos o pão, macarrão, queijos, as conservas de legumes, peixes, cereais, leguminosas, frutas em caldas, carnes salgadas.

Alimento de verdade: São aqueles ingredientes in natura e minimamente processados. É o caso de todas as frutas, legumes, verduras, grãos.

Uma alimentação saudável deve ter como base o uso de comida de verdade, consumo moderado de alimentos processados e consumo mínimo ou nenhum de produtos ultraprocessados. Assim, é possível garantir que todos os nutrientes sejam bem aproveitados sem a necessidade de grandes restrições alimentares.

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *