Você sabe o que é Comunicação Interpessoal? Ela consiste na troca de informações entre dois ou mais indivíduos. Ou seja, é a habilidade de transmitir, receber e interpretar mensagens verbais ou não-verbais de forma clara. Cada interlocutor (pessoa que toma parte da conversação) troca informações baseadas em seu contexto cultural, vivências e emoções.

Essa competência é essencial para estabelecer diálogos coerentes, que transmitam a mensagem que os interlocutores desejam externalizar de forma autêntica e precisa. A Comunicação Interpessoal é importante em diversos segmentos ao longo de nossas vidas.

Em outras palavras, a boa comunicação interpessoal consiste no domínio tanto da fala, escrita e expressão corporal quanto da escuta, leitura e observação. Não basta saber se expressar, é preciso ser capaz de aprender e interpretar o que os outros têm a dizer.

Em alguns cargos específicos, como é o caso dos líderes e gestores, as habilidades de comunicação interpessoal têm maior importância. Isso porque a capacidade comunicacional faz parte dos seus encargos no dia a dia profissional.

Isso também pode variar de uma equipe para a outra. Os colaboradores de áreas como Recursos Humanos, por exemplo, provavelmente terão mais habilidades nesse sentido do que os Programadores, que passam a maior parte do tempo atuando sozinhos.

No entanto, independentemente do cargo ou tipo de função realizada pelo colaborador, há comunicação interpessoal em algum nível — nem que seja durante o intervalo para o café no fim da tarde.

Colaboradores que tratam seus colegas e superiores de forma cordial e humanizada, sem perder a capacidade de objetividade e clareza, certamente terão mais sucesso em uma empresa.

Há de se considerar também as interações verbais que não são feitas presencialmente. Como é o caso das trocas de e-mails e mensagens via chat corporativo.

Por carecerem de informações não-verbais (como linguagem corporal, gestos, tom de voz etc.) que facilitam o entendimento da mensagem da forma correta, as mensagens escritas necessitam de ainda mais atenção.

Os mal-entendidos derivados de uma troca de e-mails descuidada são bastante comuns nas empresas e podem causar desconfortos que afetam toda a equipe, comprometendo o clima organizacional.

Mas, se essa é uma competência inerente a todas as pessoas, por que alguns têm tanta facilidade para se comunicar, enquanto outros parecem quase incapazes de se expressar com clareza?

Em geral, os fatores que influenciam na capacidade de comunicação são de natureza emocional. É o caso da timidez, por exemplo, que faz com que as pessoas sintam-se inseguras e facilmente envergonhadas com suas próprias atitudes, por medo do julgamento do outro.

Por conta desse sentimento, muitas pessoas deixam de falar o que pensam e têm dificuldades de estabelecer relações. E isso pode ser erroneamente interpretado como desdém ou antipatia.

Nesse caso, é necessário desenvolver a autoconfiança. Profissionais da Psicologia ou Coaching podem auxiliar as pessoas a superar isso.

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