Você já ouviu falar em Cultura Organizacional?

Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não. Aliás, as empresas são bem mais do que isso. Elas possuem personalidade própria e podem ser rígidas ou flexíveis, apoiadoras ou hostis, inovadoras ou conservadoras, de cultura fraca ou cultura forte.

Assim, cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.

A cultura organizacional dá à empresa uma identidade especial e exclusiva. Ela ajuda a criar coesão entre todos os níveis da empresa.

Por essência, uma cultura é feita de pessoas. E quando chega gente nova, é natural que ela mude, evolua ou seja influenciada pela bagagem trazida pelos novos funcionários de outras culturas que viveram. O que acontece é que as pessoas compartilham igualmente entre si valores e crenças, absorvem o espírito de trabalho em equipe e acabam aumentando a produtividade e o lucro.

Como conservar a cultura organizacional quando a empresa começa a crescer?

No fundo, a cultura é tudo aquilo que permanece em uma empresa quando os donos não estão olhando.

Dentre as funções que a cultura organizacional pode exercer dentro de uma empresa, podemos destacar as seguintes:

  • A definição dos limites e da coerência nos atos dos colaboradores
  • Criar o sentimento de identidade e pertencimento nos colaboradores, estimulando a motivação e o compromisso com interesses coletivos e corporativos
  • Reduzir ruídos na comunicação, determinando exatamente o que, como e por quem cada coisa deve ser feita
  • Ajudar tanto colaboradores como gestores a se manterem unidos através de valores e crenças compartilhados
  • Influenciar e modificar a sociedade ao passo que ela também é influenciada e modificada pela mesma e pelo ambiente externo
  • Definir os três pilares: Missão, Visão e Valores. Muitas empresas já têm esses pilares definidos na área institucional do site, ou até na parede do escritório, mas eles nada significam para as pessoas que ali trabalham. Não basta uma frase bonita, ou uma série de valores brilhosos, se isso não for uma verdade que pulsa em cada pessoa do time
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