contato@cosy.net.br
11 99453.6593 11 4323.4218 / 11 2613.0615

A importância de uma cultura organizacional na empresa

Você já ouviu falar em Cultura Organizacional?

Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não. Aliás, as empresas são bem mais do que isso. Elas possuem personalidade própria e podem ser rígidas ou flexíveis, apoiadoras ou hostis, inovadoras ou conservadoras, de cultura fraca ou cultura forte.

Assim, cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.

A cultura organizacional dá à empresa uma identidade especial e exclusiva. Ela ajuda a criar coesão entre todos os níveis da empresa.

Por essência, uma cultura é feita de pessoas. E quando chega gente nova, é natural que ela mude, evolua ou seja influenciada pela bagagem trazida pelos novos funcionários de outras culturas que viveram. O que acontece é que as pessoas compartilham igualmente entre si valores e crenças, absorvem o espírito de trabalho em equipe e acabam aumentando a produtividade e o lucro.

Como conservar a cultura organizacional quando a empresa começa a crescer?

No fundo, a cultura é tudo aquilo que permanece em uma empresa quando os donos não estão olhando.

Dentre as funções que a cultura organizacional pode exercer dentro de uma empresa, podemos destacar as seguintes:

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *