contato@cosy.net.br
11 99453.6593 11 4323.4218 / 11 2613.0615

Dicas para perder o medo de falar em público

Falar em público pode ser um problema para muitas pessoas, mas não precisa ser um monstro de 7 cabeças. O nervosismo e a ansiedade são os grandes vilões de uma boa oratória, por isso vamos dar algumas dicas que podem te ajudar a perder o medo de se expressar!

Domine o assunto

O primeiro passo é estar bem preparado, e saber bem sobre o que vai falar. Ter conhecimento sobre o assunto te deixa mais apto a responder perguntas que podem surgir, e te dará mais segurança ao falar. Uma boa prática é treinar sozinho como apresentaria para um público, para isso pode falar em frente ao espelho, ou pedir para amigos e parentes serem a platéia.

Preste atenção na respiração

Quando for falar preste atenção na forma em que está respirando. Não prenda o ar, nem respire rápido demais, isso pode gerar um reflexo de ansiedade. Inspire e expire lentamente, mantendo a calma e aproveite esse relaxamento para pensar na próxima frase que falará.

Use uma apresentação

Monte uma apresentação no Power Point (ou outras ferramentas semelhantes). Ela servirá como um suporte para você lembrar o que deve falar, mas não escreva tudo lá. Insira títulos e imagens que complementam o que você irá falar, a apresentação deve servir como um suporte (tanto para você quanto para a audiência).

Preparativos

Antes de falar em público é bom reservar alguns minutos para se focar. Você pode fazer uma meditação ou algum exercício de concentração que ajude a relaxar, e que mantenha a sua mente e corpo equilibrados.

Esperamos que essas dicas simples te ajudem a perder o medo de falar em público, e lembre-se, com a prática que se atinge a perfeição! 🙂

Postagens relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *