Evento na Cosy abordará formas de melhorar a comunicação

Problemas de comunicação são frequentes e eles podem causar certa raiva e muito desconforto algumas vezes. Podem ser problemas técnicos como: seu telefone de casa não pega e você precisa fazer uma ligação urgente, seu celular não está na área de cobertura ou quando você fica sem Wi-Fi.

Neste evento, vou abordar outras questões relacionadas ao tema. Muitas vezes temos a oportunidade de nos comunicar mas acabamos não fazendo o melhor uso desse canal.

O que quero dizer é que, acabamos escolhendo “não falar” para evitar um conflito (fuga), por medo de magoar alguém ou por receio de sofrer alguma punição/retaliação (não óbvia), a partir do que dizemos.

Como consultora e facilitadora de grupos em organizações, ouço muitas histórias parecidas quando interajo com líderes e equipes, por exemplo: e se eu disser isso e ele achar que sou incompetente? Uma delas, foi a de um funcionário que sabia que não poderia entregar o projeto no prazo pedido, e ainda assim não comunicou ao seu líder a sua preocupação.

E se ela achar que sou arrogante? E se me mandar embora? E se….? E se…?

Além da falta de comunicação ouço muitos relatos de excessos como: caixas de e-mail lotadas, muitas pessoas em cópia (uma forma de proteção hoje em dia: o famoso “mas eu te avisei por e mail”….), muitas ferramentas e mídia social à disposição.

Destaque também para o famoso “rádio peão“ onde vamos todos multiplicando informações que acabam por confundir e causar ansiedade generalizada.

E o que falar sobre se comunicar com públicos diversos, ter um discurso motivador, cascatear informação para os diversos níveis dentro a organização (que mais acaba virando um “telefone sem fio”), ter um diálogo inclusivo (muito bonito em teoria), entre outras situações que chegam até nós.

Seja qual for o problema de comunicação na sua empresa, seja protagonista em resolvê-lo:

  • não espere seu lider chamar para conversar
  • interrompa uma reunião que lhe parece improdutiva (com elegância) colocando sua percepção
  • enfrente os problemas não as pessoas (parafraseando Ury)
  • tenha coragem de mostrar suas vulnerabilidades, não tenha medo de errar (não dá para inovar sem isso)

Vamos conversar mais sobre este assunto? Participe deste encontro!

Patricia Müller Buzolin – consultora e coach para desenvolvimento de líderes

Palestra: Conversas Francas
Data: 26/abril, a partir das 8:30
Evento na Casa Original, Cosy Workshops. Av. Morumbi, 4858
Ingressos: R$30,00
Valet no local: R$26,50
Inscrições AQUI. Participe!

plugins premium WordPress