Desde criança encaramos na escola as apresentações em público. Algumas pessoas já têm habilidades e facilidades para essa tarefa sem ter nenhum problema, mas grande parte tem um desafio pela frente. O medo de falar em público bloqueia muitas pessoas não permitindo que elas desenvolvam suas ideias, dessa forma os seus rendimentos profissionais e relacionamentos pessoais ficam prejudicados.

Na maioria das vezes essa fobia não está condicionada apenas ao se referir a multidões, mas igualmente em pequenos grupos; qualquer forma de interação pública causa grande desconforto.

Atualmente, é muito raro um colaborador não passar por uma apresentação em público na empresa, mesmo que seja pra um grupo pequeno. Por isso, vale a pena testar técnicas e dicas que ajudem a superar essa dificuldade. Separamos alguns tópicos que podem ser valiosos para você!

1. Se prepare com antecedência. Conheça bem sobre o assunto a ser abordado e saiba especialmente como iniciar. Se necessário, tenha uma pequena anotação para alguma emergência, caso esqueça.

2. Aprenda a relaxar. Faça exercícios de respiração e meditação, movimentando a cabeça, friccionando as mãos, mantendo uma postura firme e decidida.

3. Domine a ansiedade. Certo grau de ansiedade é natural em situações de limite, mas não se deixe levar por ela. Identificar seus sentimentos pode ajudar você a se colocar diante da realidade sem medo.

4. Atente-se à postura. Mesmo estando tenso, procure não demonstrar. Ande com passos firmes, sem exagero, olhe para as pessoas, posicione-se, cumprimente a todos e comece a falar.

5. Acredite: as pessoas estão torcendo por seu sucesso. Mentalize: todos querem ser surpreendidos com você, com seu conteúdo e desejam seu êxito.

6. Tenha uma estratégia bem preparada para começar. Faça algumas perguntas para quebrar o gelo, conte um fato relacionado ao tema e indique o objetivo da sua apresentação. Você também pode usar um pensamento, provérbio ou uma mensagem alusiva ao tema a ser abordado.

7. Conheça suas virtudes. Apoie-se nelas. Resgate momentos em sua memória de quando teve firmeza para enfrentar situações difíceis na sua vida e procure trazer essas lembranças para seu discurso.

8. Treine muito. Procure falar em reuniões, ouse dar sua opinião. Mesmo de maneira simples, conte piadas em seu grupo de amigos, defenda seus pontos de vista ou até mesmo lute por uma causa. Com isso, suas capacidades de fala ficarão ainda melhores.

plugins premium WordPress