Uma boa comunicação faz parte das habilidades mais importantes e necessárias para o bom relacionamento – seja ele pessoal ou profissional. A produtividade e os resultados alcançados em uma empresa podem ser diretamente impactados pela forma como a comunicação entre os colaboradores é feita.

Com uma boa comunicação interna, é possível fazer com que todos sigam na mesma direção, canalizando suas forças. Pode criar e fortalecer a cultura organizacional da empresa. Por outro lado, quando isso não acontece, fica muito mais difícil alcançar os objetivos organizacionais.

Para alcançar seus objetivos no mercado uma empresa precisa de colaboradores alinhados e que entendam o que deve ser feito. Essa, talvez, seja a característica que mais distingue um verdadeiro time de um simples grupo de funcionários.

Desde a transmissão de dados sigilosos e importantes sobre sua empresa por meio de mensagens internas até as relações sociais de liderança e interpessoais que envolvem as pessoas da equipe é preciso estar bem clara a comunicação. Em todos os esses níveis um erro de comunicação pode implicar em problemas: financeiros que impactam a sua empresa, ou relacionais, que impactam o clima de sua equipe.

Confira algumas dicas para melhorar a comunicação interna em sua empresa:

1 – Associe informações a processos operacionais:
Quando não há sintonia entre informações e processos, as pessoas não reagem. Uma boa maneira de fazer isso é deixar claros os benefícios que o profissional e a empresa têm ao seguir as recomendações do líder.

2 – Seja claro:
No mundo corporativo é importante se certificar de que sua mensagem está sendo bem transmitida e compreendida.

3 – Esteja aberto a escutar:
Tão importante quanto transmitir sua mensagem é dar abertura para que os outros falem. Isso mostra que você está aberto, e as pessoas sentem que estão construindo as coisas em conjunto.

4 – Evite improvisos:
Toda apresentação é uma venda, seja de uma ideia ou de um projeto. Por isso, antes de fazer uma exposição ou comandar uma reunião, o líder deve se preparar.

5 – Dê feedbacks:
Como as pessoas cometem erros e acertos a todo instante, o feedback é um importante aliado para o desenvolvimento corporativo. Conceder mérito a quem se destacou ajuda a motivar os demais e apontar equívocos evita que eles se repitam.

6 – Elimine rumores e suposições:
Conversar com quem iniciou boato ou fofoca é a melhor maneira de eliminar o mal pela raiz. Tente entender o motivo da divulgação equivocada e, acima de tudo, esclareça a real situação para toda a equipe, fazendo com que ela continue unida.

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