Ouvimos muito a se falar sobre a importância de um bom líder para obter os melhores resultados de desempenho em uma empresa. No entanto, uma boa liderança vai bem além disso: ela incentiva, integra e deixa a equipe transformada de maneira permanente. Procurar oferecer incentivos para que os colaboradores aumentem sua produtividade e seu desempenho geral é um desafio constante! Por isso, separamos algumas dicas que podem levar você a desenvolver ou aprimorar suas habilidades de liderança!

1. Seja o exemplo a ser seguido: líderes devem mostrar, não apenas falar. Se você deseja que seus colaboradores sejam pontuais, mostre que você está sempre na empresa na hora certa. Tenha a postura profissional que você deseja obter de seus colaboradores. Defina o ritmo de sua liderança e todos irão seguí-lo.

2. Humildade sempre: aqui está a diferença entre líderes e chefes. Apesar de ambos estarem no comando, um líder sabe quando destacar boas ideias e trabalhos dos colabores e dar os créditos.

3. Comunique-se de maneira efetiva: bons líderes sabem orientar e delegar, mas também devem saber ouvir. Comunicação é uma troca e usá-la ao seu favor faz com que todos ganhem.

4. Tenha reuniões produtivas: tempo é dinheiro! Reuniões costumam dar a sensação de perda de tempo a muitas pessoas. Mostrando à sua equipe o que precisa ser feito, reuniões longas podem ser dispensadas e pequenos ajustes podem ser feitos sem muitas interrupções da rotina.
falamos aqui na Cosy sobre como deixar suas reuniões ainda mais efetivas!

5. Conheça seus limites: estabeleça limites e seja firme a eles. Sabendo o que você não tolera e deixando isso claro, vai impedir que hajam confusões desnecessárias em seu ambiente de trabalho.

6. Tenha um mentor: todos os excelentes líderes têm a quem recorrer em momentos de dúvida e desejo de orientação. Buscar conhecimento e abrir a mente devem fazer parte da vida de um líder.

7. Aprenda com o que passou: aqueles que não aprenderam com os erros do passado tendem a repeti-los. Hoje temos acesso a diversos casos de sucesso e fracasso de várias empresas, não podemos deixar de tirar informações importantes com esses exemplos.

8. Nunca deixe de buscar o seu melhor: grandes líderes estão sempre aprendendo e tentando melhorar. Sempre há uma nova habilidade a ser desenvolvida e sempre há algo a ser aprendido com terceiros. Mantenha sua mente aberta para novas ideias e possibilidades!

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