Manter os funcionários alinhados com as diretrizes da empresa é essencial para o bom andamento do negócio. Será que sua equipe é competente para desempenhar as tarefas que ela realiza? Separamos algumas dicas que ajudam na prática a elaborar um planejamento de treinamentos!

 

 

Um processo de treinamento deve ser dividido em quatro etapas:

  1. Identificação das necessidades de treinamento
    O gestor neste momento precisa ter uma visão clara dos membros da sua equipe para poder identificar as reais necessidades de treinamento. É neste momento que ele identifica o nível de eficiência e competência do seu colaborador e compara com os níveis desejados para aquela função. A partir disso o líder começará a construir o que seus colaboradores deverão aprender para atingir o patamar desejado para executar a sua função com maestria.
  2.  Planejamento e programação do treinamento
    A partir do momento que as lideranças identificaram as reais necessidades de treinamento, o planejamento do programa de treinamento irá desenvolver a estrutura conteúdo a ser abordado, de acordo com o público-alvo e da cultura da empresa. Neste momento também definiremos os recursos que serão necessários para atingir este objetivo.
  3.  Execução do treinamento
    A execução do treinamento é o ápice de todo um planejamento. Se a execução não for bem feita compromete-se todo o programa. Para isso devem-se concentrar esforços para que esta parte do processo seja bem sucedida.
  4. Avaliação dos resultados do treinamento
    Indicadores são essenciais ao planejamento e controle dos processos das organizações porque possibilitam o estabelecimento de metas quantificadas. Com base nestes indicadores podemos elaborar análises críticas do desempenho dos processos de treinamento e desenvolvimento.

Exemplos de indicadores que podemos utilizar para avaliar um programa de treinamento:

  • índice de satisfação de clientes
  • tempo médio de produção
  • taxa de assiduidade
  • taxa de rotatividade
  • taxa de não conformidades
  • crescimento de vendas
  • aumento de lucratividade da empresa

Para concluir, é bom lembrar que treinamento não substitui o gerenciamento adequado das equipes e cabe aos bons líderes colaborarem para que o aprendizado obtido nos treinamentos seja uma ferramenta efetiva de sucesso.
A Cosy é o melhor local para colocar todas essas dicas em prática!

Você está organizando um evento pela primeira vez? Veja aqui quais erros devem ser evitados.

plugins premium WordPress