A comunicação não-violenta é um método desenvolvido pelo Marshall Bertram Rosenberg, psicólogo americano, que visa o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e com empatia. Algumas das distinções da CNV são:

  • Distinção entre observações e juízos de valor
  • Distinção entre sentimentos e opiniões
  • Distinção entre necessidades (ou valores universais) e estratégias
  • Distinção entre pedidos e exigências/ameaças

Uma mensagem pode ser transmitida de diversas maneiras, e algumas vezes desconsideramos os efeitos que as palavras podem causar no receptor.

“Não pense que o que diz é empatia. Assim que pensa que o que diz é empatia, estamos distantes do objetivo. Empatia é onde conectamos nossa atenção, nossa consciência, não o que falamos.” – Marshall Rosenberg

Por muitas vezes a comunicação de forma violenta acontece sem que se perceba, como um hábito, e com isso surge a dificuldade de aprofundar relações. Muitos dos problemas enfrentados em relacionamentos pessoais e profissionais poderiam ser resolvidos com a habilidade de criar uma comunicação cheia de empatia e compaixão, fundamentada na ideia de uma vida mais rica e harmoniosa com os outros.

Se você deseja aprender a se comunicar melhor, fortalecer relações e gerenciar conflitos, se inscreva no Workshop de Comunicação Não-Violenta que acontecerá na Cosy no dia 20/10. Clique aqui para realizar sua inscrição.

plugins premium WordPress