Edu Farah, especialista em Mindfulness e autor do livro Mindfulness para um vida melhor conversou conosco sobre causas e formas de lidar com a ansiedade e com o pensar compulsivo.

Nesta época de distanciamento social, trabalhando a distância, em um ambiente de insegurança, incertezas e medos, temos um convite quase irrecusável para o pensar compulsivo. O pensar compulsivo gera ansiedade, falta de empatia, irritação, dificultando o foco e atenção no trabalho, comprometendo nosso desempenho e qualidade de vida.

Edu nos provocou com a seguinte pergunta: “dá pra você pensar em duas coisas ao mesmo tempo? Não dá!” e essa provocação mostra que é nossa escolha ficar no pensar compulsivo. O importante é a auto-observação e a iniciativa de sair desse estado, e cada um tem que escolher o melhor caminho para fazer isso.

Para algumas pessoas, jogar-se em exercícios físicos ou movimentos corporais é uma forma de sair do pensamento compulsivo e da ansiedade. Para outras podem ser atividades lúdicas, concentrar-se em uma arte, em uma pintura. E obviamente Edu reforçou a importância e a facilidade de prestar atenção na respiração para controle do estado emocional.

Edu contou que faz o que chama “cultivo do silêncio” durante uma hora todos os dias. E que a prática do cultivo do silencia é o que possibilita a ativação do córtex pré-frontal. Ao longo do tempo o indivíduo que pratica o silencio adquire maior capacidade de lidar com as situações complexas que geram ansiedade na vida.

A live com o Edu Farah foi conduzia por Cynthia Venancio, diretora da Cosy Eventos Corporativos e foi presenteada com belas imagens de uma vista única de São Paulo, direto da Casa Mirante, onde foi realizada. Você pode assistir na íntegra aqui.

Cosy Talks

Cosy Talks é uma série de “lives” que sempre traz um convidado para tratar dos espaços corporativos e da relação das pessoas com seu local de trabalho.

A conversa com o Edu encerrou um ciclo de 3 conversas relevantes nesse contexto. Fica o convite para você assistir a todas elas no instagram cosy_eventos.

 

 

plugins premium WordPress